Quando se trata de relógios há muitas marcas e modelos por aí, para todos os gostos e bolsos. Contudo, existem os designs mais clássicos e consolidados. E cada um deles, quando combinados com as vestimentas certas, podem transmitir uma mensagem poderosa de estilo. Vamos falar dos cinco (porém não únicos) mais famosos!
O Fielder
Relógios tipo fielder surgiram na guerra e foram amplamente utilizados por soldados de várias nações. Sua natureza militar dá um tom clássico para o vestuário masculino.
Características: o design dos fielder é pautado na legibilidade. Mostradores amplos com poucos elementos e marcadores (números) grossos e destacados, com bom contraste. São construídos com materiais robustos e econômicos, como aço e nylon. O Khaki Field, da marca americana/suissa Hamilton, é um excelente exemplar do estilo. Como usar: Casual. Uma henley com bom caimento, jeans e um par de botas Chelsea Shawn são o esquadrão perfeito para um fielder. E não se impressione se te confundirem com o Chris Evans por aí…
O Chrono
Os chrono (ou cronógrafos) estão intimamente ligados ao automobilismo e carregam em seu DNA o espírito setentista. É um modelo muito famoso e pode ser encontrado com facilidade.
Características: os principais elementos dos chronos são os dois “pushs” ao lado da caixa, acima e abaixo da coroa, utilizados para acionar e resetar o cronômetro. No mostrador, dois ou três submostradores para a contagem do tempo cronometrado. Para completar, bezel (“aro”) com escala taquimétrica, usada para calcular velocidades. Como referência do estilo, temos o imponente Rolex Daytona e o icônico Omega Speedmaster Moonwatch, o primeiro relógio a “pisar” na lua.
Como utilizar: Aposte no casual esporte. Combine uma polo com o Sneaker Lud e uma bela pulseira de couro no seu Chrono. E, ao menos que você seja o Ayrton Senna, nada de boné com logo de escuderia, por favor.
O Dress Watch
O menos versátil da lista, mas todo barão deveria ter um em sua caixa de relógios. Dedique um tempo quando for escolher o seu, pois requinte é a alma deste modelo.
Características: design minimalista e sério. Pulseira de couro, caixa fina e, se o cofrinho permitir, materiais nobres como ouro e até platina. Há opções para todos os gostos e bolsos: do popular Orient Bambino ao high-end Vacheron Constant, não há desculpa para não ter um.
Como utilizar: Dress watches gostam de descansar sob as mangas de camisas, blazers e paletós. Se tem gravata, é a melhor escolha. Se for black tie, é a única. Não funciona muito bem em looks casuais, e em esportivos, são totalmente destoantes. Então, guarde o seu para quando estiver calçando um Wholecut Chivas.
O G-Shock
Ok, os G-Shocks são na verdade uma linha de relógios da Casio, e não um estilo, mas são tão famosos e copiados por outras marcas, que resolvi colocar um tópico à parte.
Características: existem muitos modelos, mas em geral possuem caixas volumosas feitas de plástico, com mostradores digitais que agrupam vários recursos. E são muito resistentes.
Como usar: basicamente, em atividades esportivas, como academia, parques, piscinas e etc. Eu sei, eu sei… porque usar um G-Shock se posso utilizar meu smartwatch de última geração? Bem, Imagine o seguinte: você calçou seu sneaker, e foi treinar. Ao passar pela porta da academia, quem as pessoas estão vendo? O Sniper Americano ou o Steve Wozniak?
O Diver
O estilo mais versátil de todos e também o mais popular. Os diver (“relógios de mergulho”) são uma categoria à parte na relojoaria e possuem uma legião de fãs mundo afora.
Características: caixa visualmente grande, pulseira de borracha ou aço e bezel giratório, muitas vezes em duas cores. Alta resistência à água e coroa rosqueada. Na verdade, existe até uma certificação ISO para que um relógio seja “oficialmente” um diver. Este modelo de relógio foi popularizado pelo que talvez seja o mais famoso relógio de todos, o Rolex Submariner, ícone máximo do estilo.
Como usar: o diver vai bem com tudo, com exceção talvez ao black tie. Até o James Bond usa um (com black tie, mas ele é o James Bond!). Entretanto, sendo a água seu ambiente natural, uma camiseta gola v, bermuda e um Slip on Thomas são o combo certeiro. Ora, e porque não um chinelo Slater? Divers são sempre uma escolha fácil.
Felipe Silvério
Entusiasta de horologia e moda masculina
Dicas sensacionais, Felipe!
Obrigado por compartilhar conhecimento sobre o universo fascinante dos relógios.
Abraço!
Ronaldo.
Taí em post simples porém esclarecedor sobre relógios masculinos. Excelente!