O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
segunda-feira, 26/10/2020

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloGuerraMasculinidadeProfissõesSapato

A influência das guerras no estilo do homem atual

A gente não cansa de falar aqui que não há nada em estilo masculino atemporal (ou moda masculina se quiser falar assim) que não haja um porquê. Tudo tem uma origem e significado e, um dos mais fortes, estão ligados às guerras. Não, não é porque homem sofre de tendências a violência ou coisa do tipo, nada disso, falamos aqui de guerra mesmo, aquela com soldados, sargentos, capitães, generais e etc. Todos contra os inimigos. E isso não é de hoje, claro.

O título aqui poderia ser a influência dos militares ao invés de guerra, mas a verdade é que só existe militar porque sempre houve guerra, infelizmente, mesmo as mini guerras urbanas. E falamos não por vontade de estimular a leitura, mas sim para explicar o cerne dessa influência, ligada diretamente a disciplina, que nasce nos militares por questão mesmo de sobrevivência.

Com o passar do tempo o ser humano descobriu, principalmente nos conflitos, que disciplina é igual a liberdade e que liberdade é igual a êxito. Já dizia o antigo dramaturgo grego Ésquilo “A disciplina é a mãe do êxito” e isso não poderia ser diferente quando o assunto é moda atemporal. E é essa característica tão comum nos militares, que os fazem um ponto de partida para diversos trajes alinhados e regras de Dress code usadas até hoje.

Sapatos bem engraxados, sempre com aparência de novos

Porque raios um cara treinado para o combate em lama, precisa estar com o sapato impecável quando estiver a postos? De novo, disciplina. A conservação de suas botas, estão diretamente ligadas a conservação de seus pés, que por sua vez, estão diretamente ligadas a sobrevivência e vitória. Além disso, tem a questão psicológica, o sapato sujo e mal engraxado passa ar de desleixo e só os derrotados parecem desleixados. O autor Sun Tzu do best seller milenar a Arte da Guerra, explica categoricamente por diversas passagens do seu livro, pontos que levam a essa tese. Recomendamos a leitura.

Mas não somente isso, as botas e sapatos usados de soldados a marechais, são inspiração para diversos modelos atemporais que usamos até hoje, inclusive aqui na Barão Alpha. Os sapatos mais usados hoje, com bico arredondados, sem dúvidas, os que mais tempo perduram como modelos que não saem de moda, são inspirados nas botas confortáveis usadas em guerra. O soldado precisa ter o mínimo de bagagem possível e levar mais mantimentos do que roupas e sapatos. Para isso, é necessário calçados ecléticos, que servem para uso em batalha e para o lazer em raros momentos de trégua.

Roupas ajustadas e com bom caimento

Esse é o principal legado dos militares para nós homens. Seja o soldado magro, gordo ou forte, você jamais vai ver ele com roupas sobrando pano e fora do seu tamanho (tá! sempre há exceções). E isso é realmente fantástico, da calça à camisa, do paletó aos acessórios, os militares estão sempre com as roupas e demais adereços sob medida.

As únicas referências de elegância em vários locais

Mesmo que você vá em um local bem pobre nos cantões do nosso Brasil, sempre estará lá um soldado com sua farda no tamanho certíssimo, acompanhado de seus coturnos ou sapatos bem engraxados. Refinando mais essa referência, procure visitar uma casa legislativa em um pequeno município. Muitas vezes lá estará muita gente da comunidade e agentes da Polícia e das forças armadas, acompanhando as sessões, bem trajados em suas fardas para eventos. E, certamente nesses locais eles podem ser as únicas referências da elegância a inspirar quem muitas vezes procura ali apenas sobreviver.

O fato é que eles contribuíram muito mais para o estilo do homem atual, do que inclusive os atletas, que também são disciplinados e também possuem sua cota de ajuda no tema. Tal lógica se estende também para os calçados.

Se gostou desse artigo, comente, dê sugestões e faça até criticas. Somente assim podemos crescer cada dia mais esse blog dedicado a todos os Barões.

Escrito por: Pedro Gabriel

Curiosidade do traje militar:

Observe as lapelas de um terno. Hoje sua função pode se limitar a decoração ou acabamento da vestimenta, mas levante-a e verá que além de se fechar e eliminar o tradicional V formado até o botão, ficando parecida com uma jaqueta, sua parte superior, a gola, irá cobrir parte do pescoço atrás. Essa é a função original da gola e no frio muito comum em batalhas, essa é uma serventia. As jaquetas com golas fixas levantadas não nasceram dos militares, mas abaixa-las certamente foi algo feito por eles ao utilizar suas jaquetas ainda limpas, em eventos em bases militares em momentos de descontração.

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar