O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
segunda-feira, 26/10/2020

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloMasculinidadeModa MasculinaSapato

A historia do Oxford e como usá-lo:

Falando de Historia:

Aventuras na História · Pervertido e obsceno: a inesgotável vida sexual de Luís  XIV, o Rei Sol
(Imagem de Luis XIV)

Entre várias versões do surgimento do modelo Oxford, podemos destacar duas principais historias.
A primeira delas conta que ainda no século dezessete os homens usavam mais botas do que sapatos. Sendo essas botas altas, apertadas e ainda fechada por botões ao invés dos cadarços usados hoje. Modelo esse popularizado por Luís XIV, o Rei Sol da França. Esse modelo teria inspirado os Artesãos de sapatos a criarem o sapato Oxford que conhecemos hoje.

Sua popularização foi fácil depois disso, já que na época o país era o centro cultural da Europa e as pessoas do mundo inteiro se alinhavam ao estilo da corte francesa. Assim, não demorou muito para que esses sapatos fossem expandidos para além das fronteiras do rei.

Universidade de Oxford: história, principais cursos e como conseguir vaga
( Universidade de Oxford )

A outra versão mais conhecida, conta que o modelo teria surgido no Reino Unido e inicialmente ficou conhecido como “Balmoras”, por conta da rainha do Castelo Balmoral, na Escócia. Esse exemplar viria mais tarde se tornar o predileto entre estudantes na Universidade de Oxford, recebendo oficialmente o nome que conhecemos nos dias atuais.

Modelos de Oxford da Barão Alpha

https://www.baraoalpha.com.br/busca?search=oxford https://www.baraoalpha.com.br/busca?search=wholecut

Com o que usa-los?

Um sapato do tipo Oxford é perfeito para acompanhar peças de alfaiataria, calças de sarja com camisas ou até mesmo uma calça jeans com um blazer. Quando compra-los tenha em mente que ele é mais formal do que os Derby’s e por isso mesmo, usá-los com peças mais casuais pode ser um ato de contraste, passado uma interessante mensagem de que você está mais descontraído naquela ocasião, mas não abri mão de lembrar que gosta de formalidades.

No entanto a modernização do design dos sapatos já traz modelos oxford’s mais casuais em camurça e com solas de borracha. Em breve teremos exemplares do tipo na Barão.

Se você ainda não conhece a historia desse clássico, temos uma outra matéria onde introduzimos todo a bagagem histórica desse modelo. Vale a pena acompanhar: https://manualdobarao.com.br/qual-a-diferenca-entre-oxford-e-um-derby/

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar