O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
segunda-feira, 19/10/2020

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloHenleysMasculinidade

A Nova velha moda das Henley’s

Ficamos ausentes algum tempo aqui para nos dedicarmos a nossas criações e voltamos ao nosso Manual para falar de uma delas, nossas lindas e Nobres Henleys em algodão Egípcio. Já há alguns artigos na internet remetendo a origem desse clássico. Talvez você já saiba que são advindos de um do time de remadores do Henley on Thames, da Inglaterra e por isso o nome. Mas vamos falar aqui da funcionalidade e o quanto essa bela peça é eclética, como podemos ver na foto acima.

Primeira coisa, se você acha que esse é um item novo no guarda roupa masculino, está muito enganado. No Brasil a muito tempo não se via essa importante peça nos armários dos homens, mas recentemente, por obra do nome mais importante no que diz respeito a influência em moda masculino atemporal na atualidade, Alberto Solon, voltamos a vê-las aos poucos tomando as vitrines, ruas e feeds dos homens. Sim, Solon é o responsável por resgatar essa peça, explico, se você observar as principais marcas que estão construindo o produto, os criadores são seu aluno ou seguidor de suas redes, incluindo quem vos fala aqui. Então, acredito que esse seja o principal motivo da volta triunfal dessa bela peça ao Brasil, que lá fora nunca deixou de ser usada. No entanto, se você pegar alguns programas antigos de TV, novelas e seriados, verá que a Henley está entre nós a muitos anos e como todo produto, há os que a usam sem perceber e sem lhe dar a devida importância. Estamos aqui para desfazer em partes essa atitude involuntária e mostrar que essa é sem dúvida a Nova (apesar de antiga) pegada da moda atemporal.

A Henley da Barão Alpha

Começamos construindo sapatos, mas sempre com muito amor ao estilo atemporal. Nos conteúdos diários que colocamos em nossas redes, falamos sempre além dos nossos produtos. A ideia da Barão Alpha sempre foi mostrar que você pode usar algo de várias formas e estilos misturando casual com formal e vice-versa. Sempre pensando em ter uma mala pequena que te sirva durante toda uma viagem, abastecida por um guarda-roupa inteligente que possua as peças certas para o dia a dia e sirva de absoluto suporte para qualquer ocasião, desde ir a padaria a ir a uma reunião executiva.

Nessa viagem, tentando mostrar ao homem as várias maneiras dele usar seus sapatos para compor diversos estilos, surgem os pedidos de nossos Barões para que ampliássemos e passássemos a oferecer algumas daquelas peças que tanto mostrávamos com os nossos sapatos. E a escolha de estreia, por entendermos ser uma carência do mercado, foi as Henley. Na Barão Alpha elas precisavam ser do nível de nossos sapatos. Se usamos o melhor couro, precisávamos ter o melhor tecido. E esse foi o grande problema desse projeto.

Durante 1 ano e 8 meses testamos centenas de tecidos e não conseguíamos se ver por satisfeitos com nenhum deles. Queríamos o mais nobre, aquele que não pegasse pêlo com facilidade, que não amassasse só de ficar no cabide e principalmente, que não perdesse seu formato encolhendo ou esgaçando com lavagens e uso. Chegamos ao sonhado produto que possuímos hoje: Algodão Egípcio e elastano. Conseguimos encontrar o mesmo tecido que havia em peças gringas que usamos de inspiração para criação das nossas Henley’s e depois de várias lavagens e uso pessoal das peças, encontramos algo ao nível dos produtos da Barão Alpha. Replicamos o mesmo tecido para outras peças, como Raglan, Gola V e agora, a também exaustivamente testada, polo. Em breve vamos ampliar a cartela de cores, já em fase de importação.

Outra coisa a parte nas nossas camisas é a sua modelagem. Estudamos a melhor modelagem, que atendesse ao homem moderno, que não quer aquela peça colada ao seu abdome, mas que também não suporta a sobra de pano. Tudo foi milimetricamente pensado: Ombros, tamanho e largura da manga, cintura e largura da barra. Observamos peças de marcas italianas para chegarmos a um formato slim comfort perfeito, nos moldes que sonhávamos a quase 2 anos quando iniciamos esses trabalhos.

A abertura de 4 botões da Barão Alpha

Fique atento a isso. Em nossas pesquisas descobrimos que DIESEL, ARMANI, RALPH LAURENT, entre outras marcas de fora, estavam modificando a construção de PATÔ de Henleys e Polos (onde fica os botões da camisa), para uma abertura maior. Motivo? Basicamente dois:

Um já conhecíamos de outros estudos, alongar o pescoço, quando aberto, que valoriza todos os tipos de corpos, o outro, de certa forma, foi uma surpresa para nós.

O Patô mais alongado, mesmo que fechado, alonga por tabela o peitoral, o que é benéfico tanto para os magros quanto para os Barões mais acima do peso. Afinal quem não quer parecer ter um peitoral mais avantajado. Essa ilusão de ótica diminui a percepção de abdome maior e para os magros convida o olhar para longe de seu quadril, disfarçando também os quilos a menos.

Como usar a Henley

Essa é a camisa que merece o título de VAI COM TUDO. Isso mesmo. Esses dias eu estava em um rancho de bermuda swill (bermuda d’água) e chinelo e no fim da tarde começou a esfriar. Eu coloquei a minha Henley preta e ficou show. Se eu tivesse colocado uma calça jeans ou até mesmo uma de alfaiataria ela ficaria tão bem quanto (veja foto do inicio desse artigo). Para melhorar o visual, eu coloquei uma bermuda chino e ficou show. Então a sua única preocupação ao ter um Camisa Henley no guarda roupa é a composição que terá de fazer de cores, pois de estilo, ela estará sempre pronta para o combate.

E você Barão, já comprou sua Henley em algodão egípcio que vai durar o resto vida?

Comenta aqui o que achou do artigo e manda perguntas se tivermos esquecido de falar alguma coisa sobre essa que é sem dúvida um verdadeiro CORINGA do guarda-roupa masculino.

Um abraço

Pedro Gabriel  
Diretor de Criação

8 Comentários

  1. Até o momento foram 4 pares de sapatos! Todos com sua personalidade própria e excelência no calçar! Recentemente conheci a Henley e a Raglan da Barão Alpha! Não me contive e outras peças adquiri!!! Pois se trata do mais alto degrau de produto nacional do segmento!!!
    Parabéns , Longevidade e Sucesso à Barão Alpha!!!

    1. Obrigado pelo seu comentário Marcelo. Suas palavras são energia para nos mantermos no caminho da máxima qualidade sempre! Muito obrigado novamente!

    1. Obrigado Marco. Esse é o nosso objetivo com esses artigos. Ainda há objeções a compras via internet e por isso nosso grande desafio é mostrar que o que leva o nosso nome passou por amplo estudo e pesquisa.

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar