O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
terça-feira, 20/10/2020

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloMasculinidade

A Masculinidade, a vaidade e o estilo

Existe algo que ninguém nunca fala quando o assunto é estilo masculino: todos os homens são vaidosos e possuem um estilo definido em sua mente.

Feche os olhos e pense em um homem que você acha que não é vaidoso. De repente aquele senhor mais velho, ou até um amigo mais jovem mesmo, que você sempre o vê desleixado por aí. Grande engano! Esses caras que passaram em sua mente são sim vaidosos e para te explicar melhor, é necessário dividir a vaidade em dois grandes tipos, a vaidade de imagem, como ela é mais conhecida quando a palavra nos vêm à mente e também a vaidade de poder. E acredite, a maioria dos homens possuem as duas vaidades.

A vaidade de poder está em todos. Até o homem mais simples possui esse tipo de vaidade. Mesmo que seja a vaidade do poder de persuadir, de ser agradável, do poder da intelectualidade e, principalmente, o poder de envolvimento e sedução. E essa vaidade, no homem, está fortemente ligada à masculinidade e ao querer ser aceito pelo par desejado. Houve um caso bem famoso há alguns anos atrás, do depoimento de uma ex- namorada de um cartola bem poderoso do futebol brasileiro, que prova bem o porquê da existência desses tipos de vaidades no homem. Perguntada porque ela, uma mulher tão jovem, bonita e de classe média teria namorado um homem mais velho, fora dos padrões de beleza e até “deselegante” comparado aos padrões de homens elegantes, ela respondeu sem pestanejar: “Eu admirava o poder dele, a segurança, a forma educada que ele tratava a todos, aquilo tudo me deixava atraída por ele e com vontade de estar com ele.” E, no fundo, todo homem sabe disso e portanto há tanta disputa de poder entre nós. É por isso que queremos ter o melhor carro, a melhor casa e o melhor emprego, qualquer coisa que possa parecer que possuímos mais poder mexerá com a nossa vaidade.

E a vaidade na imagem? Essa sempre foi historicamente uma coisa que o homem deu importância. O grande problema aí está na má observação por parte da maioria. Como falado aqui, quase toda a totalidade dos homens, possuem esse tipo de vaidade, apenas não assumem e um dos problemas está ligado ao estilo desejado pelo mercado de moda de estação, o que não existia antigamente (isso fica para outro artigo). Para esse mercado, trocar os modelos de roupas e calçados constantemente é lucrativo. Não estamos aqui militando que isso não ocorra porque os produtos da Barão são atemporais, a questão aqui é outra, o homem “desantenado” com algumas regras básicas, justamente por temer ser chacota dos amigos por se ligar em assuntos de moda ( gostamos de chamar de estilo), acabam não buscando informações básicas nessa área.

Convenhamos, o modelo abaixo dificilmente vai ficar bom em um homem que tenha o mínimo de gordura na linha da cintura. Mas o homem olha para a foto de um cara com a barriga chapada ou para o manequim na vitrine e logo se apaixona por algo que jamais seria para ele. E esse é só um entre os centenas de erros que ,em geral, se cometem por ai.

Ora, como podemos chamar um homem que compra um tênis de corrida, exclusivamente para sair, na bagatela de R$ 1.900,00 (mil e novecentos reais), de um cara sem vaidade? Na verdade ele é vaidoso sim, o problema é que ele olha para esportistas e artistas, que ganham para calçar esses tênis e influenciá-lo e esquece de estudar o básico sobre estilo. Ele poderia ter esse tênis? Claro que poderia, mas somente depois de ter uns 2 ou 3 pares de calçados da Barão Alpha. E ainda assim, depois de comprar o tal tênis, ele deveria saber que ele deve ser usado com roupas esportivas e não com jeans, calças chinos, calças de alfaiataria (sim, se vê por aí). Ele sabendo disso, vai saber que não se pode condenar quem sai por aí de roupa de ginástica aos sábados para dar um volta, afinal, o sujeito poderia estar na academia malhando seus bíceps mais cedo e resolveu almoçar no shopping ou tomar uma gelada com os amigos depois. O que deve ser evitado a todo custo é o uso desse tipo de traje em eventos mais formais ou nos quais você esteja na presença de pessoas mais bem vestidas, ou seja, em ambiente que você destoe dos demais.

Com isso fica claro, todo homem tem um estilo, ele pode até não saber, hipnotizado pelos truques do mercado de moda de estação, mas ele tem um estilo, gasta para tê-lo, gasta mal e não fica como gostaria de ficar. Todo homem é vaidoso, canaliza a vaidade para diversas formas, mas ele é historicamente e instintivamente vaidoso.

E se você ainda tem dúvida que masculinidade é sinônimo de vaidade, inclusive de imagem, basta olhar os trajes de exércitos do mundo todo.

Dito isso, ninguém perde a masculinidade quando descobre que sempre foi um Barão vaidoso e que tem sim um estilo, mesmo que errado para ele. Logo, se seguir a gente aqui e em nossas redes sociais, pode adquirir informações, comprar belos sapatos e ajustar de vez a sua imagem para ser um verdadeiro Barão Alpha.

Pedro Bizerra, Diretor de criação – Barão Alpha

13 Comentários

  1. Artigo incrível, gostei demais do conteúdo, muito alto explicativo e bem detalhado de uma forma clara e fácil de entender
    Me ajudou muito pro meu dia a dia, já acompanho vocês á algum tempo nas redes sociais e gostei muito da iniciativa desse blogue com conteúdo mais bem elaborados, estão de parabéns.

  2. Sou fã da Barão Alpha a muito tempo. É o único que gera conteúdo para evoluímos o nosso estilo. Estou animado para os próximos artigos. Parabéns!

    1. Muito bom ouvir isso. Nosso objetivo sempre foi ser mais que uma marca de sapatos e acessórios. Queremos que nossos clientes e seguidores sejam verdadeiros Barões. Fique ligado que os artigos serão constantes.

  3. Ótima iniciativa da Barão. Excelente artigo. Já estamos ansiosos pelos próximos. Publiquem sempre, isto é i que faz a página ser acessada.

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar