O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
segunda-feira, 22/02/2021

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloMasculinidade

Identifique o formato do seu rosto e harmonize seu visual

Já falamos em matérias anteriores aqui no Manual do Barão e voltamos a reforçar, a imagem que você passa às pessoas é determinante e muita coisa está em jogo nessa boa primeira impressão. Desde a forma que você se veste, o sapato que você escolhe para compor seu visual, seu perfume, a maneira que seu cabelo e sua barba estão arrumados determinam-se fatores chave para garantirem uma boa impressão ao chegar em um novo ambiente. 

É da natureza humana tirar conclusões baseado no que se vê de imediato, logo, a aparência se torna nosso cartão de visita, dizendo quem somos antes mesmo de falarmos a primeira palavra. Então, ajudaremos você Barão a identificar as características do seu rosto. Tais informações serão de grande serventia posteriormente para se harmonizar as linhas da sua face ao se escolher o corte de cabelo, formato da sua barba e até mesmo qual modelo de óculos se adequa melhor ao seu rosto.

De acordo com  Philip Hallawell, escritor e profundo conhecedor da linguagem visual, existem 9 formatos universais de rostos, firmados em diversas características. Basearemos nossas sugestões nos estudos feitos sobre Visagismo – conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto.

Ao analisar o seu rosto é importante focar em quatro pontos chave, sendo eles:

  • Testa;
  • Maçã do rosto (bochechas);
  • Maxilar e queixo;
  • Comprimento geral do rosto (altura).

Feito isso, você deve notar semelhança a pelo menos um formato, dentre os mostrados na figura abaixo (simplificamos a cinco formatos principais para uma melhor segmentação).

Agora que já detectamos o formato, podemos seguir em frente e conferir os cortes de cabelo e barba ideais para cada tipo.

Rostos redondos e ovais:

O rosto redondo possui medidas semelhantes, sendo mais comum no oriente. Já o rosto oval possui um comprimento maior que a largura, a testa e o maxilar dão ângulos mais arredondados, sendo um dos rostos mais comuns e harmoniosos. Ambos possuem laterais curvas.

Para os Barões com o rosto redondo, a barba estilo cavanhaque e costeletas longas, dando foco no centro inferior do rosto são a dica para alongar e disfarçar os traços arredondados. Já no rosto oval a liberdade para ousar na barba é maior, já que é considerado o rosto coringa, todos os formatos de barba funcionam aqui, ficando a critério do barão. (Recomendamos uma barba tradicional, bem baixinha ou até mesmo o cavanhaque e costeletas na altura do meio da orelha).

Com pouco volume no topo e laterais curtas, cortes clássicos como o militar e o repartido para a lateral funcionam super bem para esses formatos. Aposte também em cortes com degradê e topete.

Rosto retangular ou quadrado: 

Estes formatos de laterais mais retas possuem medidas similares e as linhas marcantes são características de destaque, principalmente no queixo (que pode ser pontudo) e na mandíbula.

Para realçar o formato do rosto, aposte em cortes assimétricos, os fios ondulados também deixam o formato em evidência. Já se a opção for tirar um pouco do foco do rosto, o volume no topo com laterais mais baixas é uma ótima solução para suavizar o visual.

Já para a barba, se a intenção for destacar as linhas fortes, deve se manter os pelos curtos nas laterais e cheio na parte inferior do queixo, recomendamos o uso do cavanhaque triangular ou arredondado, pois ele alonga e emagrece o rosto. Entretanto, se o objetivo é disfarçar as linhas do maxilar, pode deixar as laterais cheias, assim dando um formato mais arredondado ao rosto, o bigode também ajuda muito.

Resultado de imagem para ryan gosling
Rosto triangular invertido ou losangular (diamante):

Com o foco no queixo mais pontudo, possuem na lateral do rosto uma linha inclinada (formando um V), sendo assim a testa mais larga que o maxilar. O rosto é losangular quando possuem as bochechas cheias e uma testa mais triangular.

A aposta para esse formato é manter os fios em um comprimento médio, até a altura dos ombros, podendo usar solto ou preso em coques. Cortes mais curtos e desfiados caídos sobre o rosto podem ser uma excelente opção.

A barba desses Barões são uma excelente forma de harmonização, para rostos losangulares recomendamos uma barba rala porém completa, sem marcação na mandíbula, equilibrando assim as proporções no rosto. Já para quem possui um formato de triangulo invertido, a dica é manter uma barba mais cheia para arredondar o rosto.

Resultado de imagem para rosto hexagonal base reta masculino cabelo
Rosto hexagonal de base reta:

Com o queixo e a testa em linhas retas na horizontal, esse formato de rosto forma-se também de linhas inclinadas nas laterais, é semelhante ao formato losangular, entretanto esse possui um queixo quadrado, enquanto no losangular é pontudo.

Resultado de imagem para barba sem bigode

Aposte em cortes curtos, repicados ou ate mesmo ‘arrepiados’. Topete com as laterais curtas é uma boa solução para harmonizar este formato de rosto. Já na barba, aposte em um cavanhaque sem bigode para realçar as linhas do rosto.

Rosto triangular:

Este formato possui o maxilar mais largo que a testa, suas linhas são acentuadas. Logo, recomenda-se cortes com muito volume na parte superior, como o black power ou ate mesmo o top knot, conhecido como coque samurai.

Resultado de imagem para logan wolverine

A pegada da barba para quem tem o rosto triangular é mantê-la cheia nas laterais e mais rala próxima a boca, equilibrando a harmonia no rosto.

DICAS EXTRAS PARA BARBA EM:
  • Rostos Finos: Barba tradicional cheia com um bigode farto, para dar volume ao rosto.
  • Homens Carecas: Costeletas e cavanhaques .
  • Homens com “Entradas”: A barba ‘por fazer’ ajuda a disfarçar a falta de cabelos, use também costeletas.
  • Queixo Grande: Bigode volumoso e costeletas largas e fartas. Se usar cavanhaque, ele deve ser bem baixo.
  • Queixo Retraído: Barba e bigode longos e fartos, criando volume na parte inferior do rosto.

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar