O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
segunda-feira, 26/10/2020

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloMasculinidadeModa MasculinaSapato

Qual a diferença entre o oxford e o derby?

Veja a explicação definitiva.

É muito comum confundir esses dois modelos de sapatos e de fato, são muito semelhantes. Os modelos mais formais, de ambos, caem como luva para o uso com ternos. E se você conhecer bem de caimento, mesmo estando com um clássico de sola de couro, vai conseguir usá-lo também com jeans e sarja. A escolha entre os modelos mais sociais e os mais casuais, com variados tipos de solas de borrachas e EVA, é sua. O fato é que o sapato é a bolsa do homem, e por isso é importante que você tenha vários para variar nas suas composições diárias.

Mas vamos ao que interessa nesse artigo. Existe uma única característica que diferencia os modelos Oxford dos Derby e elas estão na amarração do cadarço.

No sapato Derby usamos um sistema chamado de “Open Lacing”, ou laço aberto. Essa “Aba” permite uma maior regulagem do “cockpit” do sapato. Dessa forma, se você inchar os pés por exemplo, há uma possibilidade de você folgar os cadarços e o pé ganhar mais espaço. Isso no Orford também é possível, mas em menor escala.

Já o Oxford parte do sentido contrario Usando o sistema de “Close Lacing” ou laço fechado, esse modelo tem os furos feitos diretamente no cabedal, possuindo apenas um corte para ter a adaptação necessária para o peito do pé.

Para nunca mais esquecer:

A gente vê vários blogs e especialistas de estilo masculino explicando superficialmente a diferença entre um Oxford e um Derby. Como uma imagem fala mais que mil palavras, tiramos essas fotos sem cadarços do lado esquerdo, que explicam definitivamente a diferença entre os dois modelos. Vejam que o Oxford não possui um couro adicional onde vai o cadarço. Já o Derby possui uma Aba nas laterais que permite uma maior abertura. Parece um simples detalhe, mas faz toda a diferença.

E você Barão, qual o seu tipo de sapato predileto? Conte para nós nos comentários.

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar