Texto e ilustrações cedidos a Barão Alpha por Pedro Henriz,
Você sabia que existem três tipos de corte de terno? Pois é. Eles têm variação no caimento, lapela, bolsos, quantidade de fendas nas costas do paletó… Isso sem contar detalhes como a cor, padrões de tecido e número de botões. Cada um possui suas peculiaridades, podendo se adaptar aos diferentes estilos de homem. Hoje vamos explicar as características do terno (i) italiano, (ii) americano e (iii) inglês para você acertar na escolha do seu.
O terno italiano tem um estilo mais ousado, deixando os ombros largos e a cintura fina, acompanhando a calça mais acertada. O bolso sem aba contribui para a silhueta enxuta. Geralmente vem com uma lapela larga, que combina com uma gravata mais tradicional.
- Acinturado;
- Mangas estreitas;
- Justo no peito, mas não repuxando;
- Calça cós baixo;
- Mais seco nas coxas;
- Ombros bem estruturados;
- Lapelas largas, na maioria das vezes em formato notched;
- Cintura do paletó mais justa;
- Bolso sem aba, conhecido como besom ou slash;
- Barra da calça de 3cm a 5cm dobrada.
Seu corte é mais tradicional e sério. As lapelas podem ser notched (recortada em triângulos) ou picked (pontuda). Os bolsos com abas têm uma cara mais conservadora — e o pouco acolchoamento dos ombros deixa a silhueta menos artificial.
- Solto;
- Levemente acinturado;
- Calça mais acertada ao corpo;
- Pouco acolchoamento nos ombros;
- Lapelas finas;
- Bolsos com abas, conhecido como flap;
- Duas fendas traseiras (era usado para os aristocratas andarem a cavalo, por deixar o caimento melhor sobre a sela).
O terno americano fica entre a ousadia do italiano e o conservadorismo do inglês. Cai bem na maioria das pessoas. Por ser mais versátil, aceita as duas opções de lapelas e bolsos para ternos. A fenda única é bem comum aos mais modernos.
- Caimento reto e confortável;
- Ombros com estrutura moderada;
- Lapelas notch ou peak;
- Ligeiramente acinturado;
- Bolsos flap ou slash;
- Apenas uma fenda.
Como você deve ter reparado ao longo do texto, existem dois tipos de lapela. Uma delas é a notched, com recorte triangular (direita); e a outra é a peaked (esquerda), com com um bico pontudo apontando para cima.
As fendas, na parte de trás do paletó, podem influenciar o caimento do traje em seu corpo. A fendadupla (direita) é uma ótima opção para os homens mais gordinhos, enquanto a fenda única tem um ar mais moderno.
E qual é a regra de uso de sapatos para Ternos e Costumes?
A regra é relativamente simples, mas muito homens ainda cometem erros básicos na hora de escolher o calçado ideal.
A cor do sapato
Esse parágrafo poderia ter 100 linhas para explicar qual a cor você deve escolher de sapato para qual cor de terno e não seria muito, mas vamos resumir aqui com poucas palavras. O sapato marrom NUNCA deve ser usado com terno ou costume preto. E o sapato preto nunca deve ser com ternos marrons. Cores de sapatos como azul, verde, vermelho, cinza requer um conhecimento mais aprofundado sobre cores e obviamente serão menos versáteis.
Resumindo:
Sapatos pretos – Tudo, menos ternos marrons.
Sapatos marrons – Tudo menos ternos pretos.
Modelo do sapato
Vamos resumir aqui as dezenas de tipos de sapatos em dois modelos, para facilitar e resumir o nosso artigo que complementa esse artigo do Pedro Henriz.
Sapatos sem cadarços
A regra é: sapatos sem cadarços devem sempre ser usados sem gravatas. A explicação para isso é simples, o sapato sem cadarço ( Loafer’s e Mocassins) são mais informais, inclusive a palavra Loafer significa em inglês preguiçoso. É lógica calçar um sapato sem cadarço é mais rápido que um cadarço, o que por se só é contraditório com a árdua tarefa de fazer um belo nó de gravata.
Sapatos com cadarços
O sapato social de cadarço é o mais assertivo para o uso com o ternos, costumes ou blazers, pois ele permitirá o uso com e sem gravatas. Lembrando que é válido evitar os mais casuais com gravata, independente de ser ou não de amarrar.
Tentamos aqui fazer um pequeno resumo de complementação ao artigo sobre tipos de ternos, mas o assunto merece em um futuro próximo um artigo exclusivo.