O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.
segunda-feira, 19/10/2020

O Blog da Barão Alpha. Tudo sobre estilo masculino.

EstiloMasculinidade

De onde vem essa “nova onda” de barbudos na última década?

Quem tem mais de 29 anos vai lembrar bem que em uma balada da década de 2000, se você encontrasse um sujeito barbudo, iria desconfiar que se tratava de um amigo solteirão do seu pai. A percepção certamente seria a mesma para os frequentadores das discotecas dos anos 90. Havia até uns que arriscavam uns cortes bem afinados e uns cavanhaques, mais comum na turma do pagode e do sertanejo pré-universitário, mas eram poucos. Essa onda não durou muito e não era considerado estiloso nem muito menos uma epidemia, além de estarem longe das barbas cheias que vemos hoje em dia. O normal era o rosto liso mesmo. Você já parou para pensar o motivo que fez surgir essa normalidade da barba nesses últimos anos?

Estudo publicado na revista científica Biology Letters garante, por meio de observações de fotos em séculos, que é normal as pessoas usarem algo que há anos não se usava mais e tornar algo que se usa a poucos meses Démodé. É o famoso, a moda voltou ou saiu de moda. Mas ela volta por algum motivo e de novo, porque teria voltado tão fortemente o uso da barba nessa década? Seria nostalgia? Certamente não.

A cara lisa já durava quase 30 anos, antes dessa nova era. Há quem achasse um homem barbudo quase que um ser das cavernas e parecia que isso não mudaria nem tão cedo. Talvez os hippies dos anos 60 e 70 são, antes do atual momento, os últimos a ostentarem o pelo longo na face. Vamos desvendar o que ocorreu.

O Oscar e a Barba?

Para entender melhor porque você e grande parte dos homens, estão hoje com os rostos barbudos, voltemos ao ano de 2013. Mais precisamente no tapete vermelho do Oscar daquele ano. Rostos dos galãs de Hollywood coberto de pelos como a anos não se via. Uma enxurrada de barbudos. Parecia algo combinado. Teria alguma empresa de cosméticos contratado os famosos para dar um up em um produto especializado no tratamento de barbas? Não! A ONDA havia chegado como um Tsunami mesmo, não tinha como segurar e logo já refletiu em Hollywood que disseminou o vírus em alta escala. Mas e porque Hollywood surgiu da noite para o dia com essa, quase regra, em seus tapetes?

Pouco antes

A origem está há 2 anos antes daquele Oscar, em 2011, na chamada primavera árabe. Crise econômica em vários países do oriente médio e protestos explodiram de forma vultuosa. O assunto virou notícia quase que 24h na TV. Rostos de homens Muçulmanos pelas ruas com barbas em meio aos pescoços. Para quem não sabe eles são proibidos de raspar os rostos pela religião, religião essa que é lei em vários locais. Prato cheio para inspirar lançadores de estilo no ocidente. Segundo observadores da moda, essa seria a origem. Logo fotógrafos e estilistas começaram a observar o lado bonito por trás da rude barba cheia e figuras esquecidas como os Lenhadores foram inseridos em cena e passaram a ser inspiração também. Por fim tudo isso chegou nos homens do Oscar e o resto você já sabe, afinal, está bem na sua cara.

Se quiser aprender algo, uma forma de fixar bem o conhecimento é entender o motivo e a história por trás daquilo que você está querendo aprender. Aqui na Barão temos o hábito de não aceitarmos que algo é assim porque é. Tudo tem um porquê e “Porque sim, não é resposta”. Tudo que você veste e usa também tem um motivo de ser.

Quer aprender mais sobre barba? Como não errar ao fazê-la? Como apará-la e não perder sua imponência e masculinidade? Isso falamos nesse artigo aqui. https://manualdobarao.com.br/como-deve-ser-a-barba-do-homem-atemporal/

5 Comentários

  1. Caramba, vocês são demais. Realmente já havia lido uma matéria em inglês falando tudo isso que vocês disseram aí. Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa.

Deixe um comentário

Manual do Barão
Essas matérias são escritas ou revisadas por Pedro Gabriel, Diretor da Barão Alpha, responsável pelo designer de todos os sapatos, acessórios em couro e roupas da marca. É ele também o responsável por todo o conteúdo que você ver nos stories e feed nas redes sociais da Barão Alpha.
Olá! Precisa de ajuda?
Enviar